quinta-feira, 7 de junho de 2012

Portalegre (RN)

Um pouco da história...

"Portalegre, uma cidade do interior do estado do Rio Grande do Norte.
Portalegre tem clima e algo mais... tem beleza natural, tranquilidade, hostilidade e excelentes atrativos para o turismo ecológico e de aventura.
A história retrata a influencia da colonização portuguesa, mas algumas lendas temperam sua origem. Seu maior encantamento é a fonte da bica, uma nascente de águas puras e cristalina, ideal para o lazer e relaxamento. Mas, o potencial hídrico da origem a outras cachoeiras, cascatas, vales e piscinas naturais.
Sítios arqueológicos, trilhas, cavernas, casas de farinha, engenhos de cana-de-açúcar são preciosidades que complementam a originalidade da serra.
A 370 km de Natal, no oeste do Estado e com uma altitude média de 700 metros, fascina também pela temperatura amena, fresca e baixa, em alguns meses do ano.
Portalegre tem a alegria das festas populares, a criatividade do artesanato, a diversidade da fruticultura, o conforto de um bom hotel e a boa mesa do mirante Boa Vista, tudo temperado com a magia da paisagem do dia e o aconchego da noite."

(Texto retirado do site: http://www.portalegrern.blogger.com.br/)

*****

Primeira viajem que faço como estudante universitária.
Portalegre foi o nosso destino para fazer uma coleta de flores a fim do professor ensinar aos alunos como coletar, montar, armazenar e analisar flores de forma correta - infelizmente não tenho fotos sobre a montagem dessa coleta.
Como Portalegre é uma cidade próxima de Mossoró não demoramos muito para chegarmos e voltamos no mesmo dia (27/05/2010). Aproximadamente duas horas apos a saída da UFERSA finalmente havíamos chegado na Serra de Portalegre.

Foto retirada do Google Maps, mostrando o trajeto percorrido (em roxo)
de Mossoró (ponto B) á Portalegre (ponto A)

A viajem (que na verdade foi uma aula de campo) de ônibus demorou aproximadamente 2 horas para chegar a Portalegre.

Não tem como passar despercebido o aumento gradual da altitude e a diminuição da temperatura - por mais que fosse poucos graus a menos para quem vive em uma cidade de temperatura quase sempre constante (28°) e estando a aproximadamente 16m acima do nível do mar, foi uma mudança bastante, digamos diferente do normal.
Chegamos a Portalegre por volta da 8:00 horas da manhã, do alto podíamos ver uma leve neblina cobrindo a estrada e a paisagem abaixo.

Foto tirada assim que chegamos na Serra de Portalegre

Percorremos uma trilha de alguns metros para chegar até a Cachoeira do Pinga, o lugar já mostra sua beleza durante esse pequeno trajeto, a trilha não apresenta nenhuma dificuldade. Tive o prazer e a curiosidade de percorrer por alguns metros o caminho do pequeno e tímido rio que a cachoeira criou com o passar dos milhares de anos, passando através de imensas rochas e de vegetação natural quase intocada pelo homem.

Inicio da trilha que leva a Cachoeira do Pinga

Cachoeira do Pinga

Para quem curte um bom banho de água gelada sugiro que experimente a pequena lagoa formada abaixo da cachoeira, águas geladas de coloração quase cristalina, ideal para suportar dias quente - o que não vi por lá.

Foto de um dos trechos percorridos durante o caminho pela estrada

Como estávamos em uma serra a dificuldade que encontramos foi o do deslocamento, como não há muitos locais para a parada do ônibus a unica solução foi a de andarmos subindo pela serra a pé. O ônibus subiu a serra para um ponto próximo de nossa ultima parada o Terminal Turístico da Bica que fica bem acima de onde estávamos. Durante o trajeto os alunos saíram coletando algumas flores que encontravam pelo caminho - e não eram poucas as que encontrávamos!.

Fizemos uma segunda parada para iniciar, com calma, o levantamento dos dados botânicos já coletados. Entre arbustos e trepadeiras - um trecho quase escondido - percorremos uma trilha estreita por alguns poucos metros até chegarmos num outro trecho de rio. O lugar era bem aconchegante, por mais que estivesse sob rochas, o céu acima de nossas cabeças era coberto pela vegetação criando um ambiente bem agradável abaixo das sombras - nesse momento o sol já estava começando a castigar os pobres alunos.

Um pequeno problema ocorreu nessa segunda parada, o grupo foi separado por não ter visto uma trilha seguida pelo primeiro grupo, deixando alguns alunos para trás. Não é novidade dizer que eu estava nesse grupo que foi deixado para trás, - risos - a vegetação era bem densa e não conseguimos ver a trilha que levava para o Terminal Turístico da Pica que seria a nossa parada seguinte. Resolvemos seguir estrada acima, quando chegássemos na cidade perguntaríamos para os morados como chegar ao terminal.

Os perdidos seguindo a serra - como acabamos nos intitulando

Situações desse tipo podem acontecer com qualquer um e em qualquer lugar, o importante é sempre manter a calma! Nada de desespero afinal das contas como estávamos caminhando pela estrada, se o ônibus descesse encontraria a turma de qualquer maneira. Iniciamos varias conversas durante o caminho, ficamos pensando nas historias de terror que aconteciam de maneira bem semelhante da qual estávamos passando, nada de perder o bom humor. Durante o caminho alguns carros e motos passaram por nos, claro que pedimos ajuda, mas ninguém parou para nos auxiliar, acho que ficaram com medo ao ver tanta gente formando uma corrente no meio da estrada... e quem não acharia estranho?

Finalmente avistamos a placa de perímetro urbano, nossa caminhada desolada havia acabado, finalmente poderíamos descansar, subir a pé uma serra não é fácil! Estávamos com sede, cansados e famintos.

Registrado o fim do nosso desespero!

Após andarmos mais alguns metros, - dentro da cidade - vimos o nosso ônibus parado ao lado de um posto de gasolina, ficamos alegres em dobro: 1° por encontrar o ônibus e 2° por poder comprar água. Entramos no ônibus para irmos para o Terminal Turístico da Bica.

Saciados da sede. Energia recarregada.

Chegando no Terminal vimos o resto da turma. Fomos massacrados por muitas perguntas: "Onde estavam?" , "Como chegaram até aqui?", "Alguém se machucou?" e "Por que não nos seguiram?". Quer saber, foi uma boa experiência! Meu espirito aventureiro adorou aquele momento! Tive uma  segunda oportunidade de ir para Portalegre, mas dessa vez ninguém ficou para trás e pude ver a economia de caminho e horas que a trilha proporcionava - até hoje ainda riu pensando nessa situação.

O Terminal Turístico da Bica é um lugar aconchegante e muito bonito, ótimo para relaxar e tirar boas fotos. Dentro do Terminal Turístico há um restaurante, ideal para recarregar as baterias depois dessa jornada, se não quiserem comer nesse restaurante há algumas mercearias e lanchonetes próximas desse local, antes da entrada do Terminal. É possível tomar um banho de bica no terminal e experimentar a sensação das águas limpas, geladas, cristalinas e puras desse maravilhoso lugar.

História sobre a Bica

Infelizmente nas duas vezes que fui para Portalegre não pude ir ver o Mirante, mas dizem que a vista é uma das coisas mais bonitas que alguém pode ver. O Mirante não fica muito distante do Terminal Turístico então quando tiverem uma oportunidade de conhecer não percam!

Terminal Turístico da Bica

Turma de Ecologia de 2010.1.
Retorno a Mossoró após um longo dia de caminhada em Portalegre.