domingo, 4 de agosto de 2013

Conhecendo um pouco mais sobre a costa Potiguar

Essa viajem ocorreu em Novembro de 2011, poucas semanas após a aula de Campo de Hidrologia para o Açude Castanhão. Segundo o roteiro da professora de Pedologia, nos iriamos conhecer as dunas e falésias de São Cristóvão, Ponta do Mel em seguida para Ponta Grossa e Porto Mangue.


Mossoró para São Cristóvão - Areia Branca

Demoramos cerca de 1 hora e meia para chegar em São Cristóvão e a primeira coisa que podemos ver é uma grande formação rochosa esculpida pelos ventos durante milhões de anos. 



Proteção muito precária

Há uma estrada que leva para o topo dessa montanha, lá existem 3 cruzes (que até agora não sei o significado) e uma pequena floresta de cactos.
Depois seguimos para as falésias. Corredores semelhantes ao Grand Cannion podem ser atravessados, mais cuidado, não façam como o meu grupo e saiam entrando descuidadosamente vocês podem acabar esbarrando em um enxame de abelhas.


Falésias
Seguindo a estrada de paralelepípedo que fica ao lado você chegará as dunas, recomendo um boné e um óculos de sol!

Mas o que são falésias? 
Fonte: Mundo Estrando - O que são falésias? 

São paredões íngremes encontrados no litoral de quase todo o mundo, desenhados pela ação do mar nos últimos 180 milhões de anos. Elas aparecem pela ação da erosão marítima nos intervalos entre as eras glaciais, quando o nível dos oceanos pode subir ate 12 metros. Nessas ocasiões, a agua avança sobre os continentes e desgasta os terrenos mais próximos a costa. "Quando o mar encontra regiões baixas, a ação da água na terra firme geralmente forma as praias do litoral. Quando ela esbarra em áreas mais altas, de planalto, a erosão concentra-se na parte inferior do terreno, produzindo as falésias", diz o geólogo George Satander Sá Freire, da Universidade Federal do Ceará (UFC). No Brasil, as falésias surgem em vários pontos do litoral, alcançando mais de 20 metros de altura. A aparência dos paredões varia de acordo com o tipo de rocha que o mar esculpiu.





Dunas do Rosado

Segundo maior parque de dunas do Brasil. Ficando atrás somente dos Lençóis Maranhenses.

As dunas do Rosado localizam-se na Praia do Rosado, pertencentes ao municio de Porto do Mangue, a aproximadamente 10 km de Ponta do Mel.

Foto de: George Hamilton Paes Barreto

Nenhum comentário:

Postar um comentário